03/05/11 17:06

Encontro de Veículos Antigos em Campos dos Goytacazes

Por Maristela Cunha*

Campos será palco de mais um Encontro de Veículos Antigos. O evento acontece a partir desta sexta-feira (6), até domingo (8), no Jardim do Liceu de Humanidades, com o apoio da Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep). O evento, que também consta da grade de programação destinada às comemorações pela passagem, em março, do Dia Nacional do Turismo, reunirá cerca de 200 carros, vindos de estados já participantes, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Além de atrair a curiosidade das pessoas de todas as idades e incentivar a paixão pelos automotivos encontrados em décadas passadas, o encontro permitirá um retorno ao passado, com o contato direto dos aficcionados por antiguidades, podendo também, adquirir peças para os veículos, entre os colecionadores que irão expor, a partir das 17h.

Um dos maiores entusiastas da iniciativa é o organizador, presidente do Conselho do Rio Minas Clube, Fabiano Castro, que está fechando os preparativos para a 10ª edição do evento. De acordo com ele, além da reunião de carros antigos, haverá ainda exposições paralelas, como as de bicicletas restauradas e antigas e de rádios. Contatos estão sendo feitos por e-mail a expositores de todo o país. Marcos ressalta ainda, que tem recebido pedidos de informações de várias pessoas.

- Não tenho como precisar agora, a quantidade de veículos que irão estar inseridos no encontro deste ano, mas acredito que, diante da procura por dados a respeito do evento e também a citação desta edição em sites importantes, como os da Federação Brasileira de Veículos Antigos e do Clube do Chevrolet, tenhamos uma adesão acima do esperado – destaca Marcos.

Difundir o turismo local – Segundo o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Orlando Portugal, o encontro de carros antigos não somente promove a reunião desses veículos entre os colecionadores, mas também fomenta o turismo local, aquecendo a economia entre bares, hotéis, restaurantes, postos de gasolina, farmácias e todo o comércio. Servindo de base para trazer as pessoas até as demais atividades que ocorrerão nos três dias de maio, a proposta é marcar o Dia Nacional do Turismo, já transcorrido em 2 de março, como o artesanato da Feira Mãos de Campos, dos inscritos no Centro de Referência de Assistencia Social (Cras), do projeto Clube do Chorinho, da Fundação Trianon, entre outras.

- O propósito é mostrar o município de Campos para todo o Brasil, trazer para cá, turistas que possam conhecer o potencial que temos e gerar renda local. Um bom exemplo disso é que proporcionaremos aos participantes que estiverem por lá, gratuitamente, um tour pelos pontos turísticos de Campos, através de nosso projeto City Tour. A projeção da cidade para todo o país é realmente nossa meta - afirma Orlando Portugal.

*com informações da Prefeitura de Campos dos Goytacazes