22/02/17 11:54

Carnaval: Carapebus

Bloco atrai multidões na segunda-feira de carnaval

O Boi Juruba é o único bloco carnavalesco de Carapebus e desfila, tradicionalmente, na segunda-feira de carnaval, sempre

O Boi Juruba é o único bloco carnavalesco de Carapebus e desfila, tradicionalmente, na segunda-feira de carnaval, sempre a partir das 17h, para alegria dos pouco mais de 60 moradores e cerca de mil turistas/veranistas (o número cresce a cada ano) vindos de cidades próximas, do Rio de Janeiro, de todo o Brasil. Maria Antonieta Viana de Souza, ou simplesmente Tia Maria, 65 anos, lembra que não tinha nem luz na praia quando o grupo se juntou para brincar o carnaval. "Começamos batendo tampa de panela. A gente saía para brincar mesmo! Fazíamos mulinhas de cano e coco e vestíamos simples saias com franjas". Depois veio o boi, que há 15 anos passou a chamar-se Juruba em homenagem ao parque.

Tia Maria só sossega depois que o boi pintadinho toma as ruelas do pequeno paraíso isolado em meio ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Há mais de 30 anos, a organização do bloco acontece em casa dela e conta outras 20 pessoas da "diretoria". Algumas semanas antes do carnaval o grupo passa o "Livro de Ouro" na praia de Carapebus para a arrecadação de fundos. depois, as cinco costureiras de plantão montam centenas de fantasias que serão distribuídas de graça para o desfile, junto com cerveja, refrigerante e água, muita água para suportar o calor.

O bloco de arrastão é aberto pela boneca gigante Filomena, o boi Juruba (cabeça de verdade comprada no Mercadão de Madureira) e duas mulinhas, seguido pela bateria com 25 ritimistas, cerca de 200 foliões vestindo abadás e 300 com fantasias (divididos em alas), além de centenas de foliões que se juntam ao Boi Juruba.