05/02/14 19:38

Visite: Associação Mico-Leão Dourado

Você sabia que o Mico-Leão-Dourado é um símbolo da conservação do meio ambiente no Rio de Janeiro e no Brasil? Que o animal já esteve quase extinto na natureza? E que ele pode ser o mascote dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016?

A Rodovia BR-101 RJ/Norte no Estado do Rio de Janeiro atravessa uma região de extrema importância para o meio ambiente e para a preservação da Mata Atlântica: é a Área de Proteção Ambiental (APA) da bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado.

Esta APA possui uma localização privilegiada e um grande potencial para o ecoturismo e para o turismo rural. Atualmente o Mico-Leão-Dourado vive em oito municípios, sendo que quatro deles são atravessados pela BR 101: Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Rio Bonito e Rio das Ostras.

A Mata Atlântica que recobre parcialmente esta região tem uma biodiversidade exuberante. É o habitat do Mico-Leão-Dourado, espécie que só ocorre aqui. Possui ainda ampla diversidade de aves, rios e cachoeiras que deslumbram nossos olhares, além de trilhas ecológicas nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) que fascinam os visitantes. A região é produtora da água que abastece a região dos lagos.

Toda essa riqueza é muito atraente para turistas nacionais e internacionais que querem conhecer um pouco da nossa floresta tropical. A visita à região possui opções que permitem conciliar a valorização do conhecimento e da diversidade biológica, com lazer, descanso e entretenimento.

Você quer conhecer alguns pontos turísticos da nossa região e ainda visitar o Mico-Leão-Dourado na natureza? Então entre em contato e agende sua visita.

Saiba mais: Associação Mico-Leão-Dourado
Km 214 da BR-101 RJ/Norte, Silva Jardim.
Tel.: (22) 2778 – 2025 / www.micoleao.org.br / https://www.facebook.com/mascote.rio2016