19/03/13 09:18

Praias do litoral sul capixaba

Com cerca de 470 quilômetros de litoral, o estado do Espírito Santo possibilita ao turista uma extensa lista de praias. Uma faixa litorânea de 156 quilômetros, que se estende do canal da Praia da Fruta (divisa dos municípios de Vila Velha e Guarapari) até o Rio Itabapoana (divisa dos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro) compõe o litoral sul do Estado. São 98 praias e nove pequenas ilhas que recebem cerca de um milhão de visitantes durante o verão. A cidade de Guarapari tem os melhores pontos de mergulho do Espírito Santo. Anchieta, Iriri, Piúma e Marataízes têm dezenas de belas praias e um verão animado, com shows e trios elétricos nas orlas.

O litoral capixaba é rochoso no sul, com águas azuis e transparentes e falésias de arenito. Na parte central, tem grandes morros e afloramentos graníticos à beira-mar. Algumas praias do litoral sul são semidesertas, o que possibilita a prática da tirolesa.

O artesanato, à base de conchas do mar, fibra de bananeira, madeira, bambu e escama de peixe, é uma das lembranças que podem ser levadas da região. Na culinária, o Espírito Santo se destaca por seus diversos pratos típicos, como a moqueca e a torta capixaba. Ambas iguarias podem ser encontradas e saboreadas na maioria dos restaurantes e quiosques das cidades litorâneas.
Como chegar: pela BR-101 RJ/Norte, siga até o Estado do Espírito Santo.