08/08/17 09:24

Estudantes conscientizam sociedade sobre trânsito seguro no Dia Internacional do Pedestre em Campos dos Goytacazes

Ação acontece nesta terça-feira no Pelinca, região Central da cidade

São Gonçalo, 08 de agosto de 2017 – No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Pedestre. Para marcar a data, alunos da Escola Municipal Amaro Prata Tavares, participantes do Projeto Escola Arteris realizarão uma “blitz educativa”, para pedestres e motoristas em Campos dos Goytacazes/RJ. O objetivo é orientar os pedestres sobre o uso da faixa de segurança e travessia em passarelas.

A ação terá início às 14h, na Avenida Pelinca com a Rua Voluntários da Pátria, região central da cidade. Com o apoio da Autopista Fluminense, Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, os alunos irão distribuir folhetos com dicas de travessia segura para pedestres e orientar a população sobre a importância de respeitar as regras de trânsito.

Segundo os dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, as mortes causadas por acidente de trânsito tiveram uma redução de 11% em 2015, quando comparadas com o ano anterior – 38.651 e 43.780, respectivamente. Apesar da redução, os jovens seguem sendo as principais vítimas fatais. Em 2014, foram registados 5.329 óbitos de crianças e jovens com idade entre 0 e 19 anos. Em 2015, foram 4.510 óbitos para a mesma faixa etária.

Sobre o Projeto Escola Arteris - Há 16 anos, mais de 269 mil alunos de 545 escolas da rede pública de ensino são beneficiados pelo Projeto Escola Arteris, iniciativa que parte da premissa de que a educação é o melhor caminho para humanizar o trânsito, torná-lo mais seguro e criar condições para o respeito à vida em nossas estradas e cidades. O programa envolve alunos do ensino infantil, fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 132 municípios vizinhos às estradas administradas pela Arteris nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

Sobre a Arteris – A Arteris S.A. é uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.250 km em operação. Por meio de suas nove concessionárias, a Arteris administra rodovias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importante eixo econômico e industrial do País. A companhia é responsável pela operação de cinco concessionárias federais: Autopista Fernão Dias, Autopista Régis Bittencourt, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte, que atuam no interior de São Paulo. A Arteris é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield e mantém programas permanentes de conscientização. Em 2016, recebeu o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito, com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. Saiba mais: www.arteris.com.br.